Recursos humanos: como trazer mais agilidade para o setor?

7 minutos para ler

Há algum tempo, o setor de Recursos Humanos já não é mais visto como um departamento apenas para cumprir rotinas burocráticas, mas como braço da estratégia de negócios. Isto é, recrutamentos, avaliações e treinamentos, tudo está voltado para que a organização concretize seus planos e metas.

Nesse contexto, a agilidade e inovação são valores a serem refletidos nos processos, atividades e rotinas. As velhas estruturas e práticas precisam dar lugar a ações compatíveis com um cenário de mudanças rápidas e constantes, como é o mundo de hoje. E isso, logicamente, passa a ser uma preocupação dos profissionais.

Se você quer aprender mais sobre o RH ágil e conhecer boas práticas para implementar na sua empresa, continue a leitura deste conteúdo. Ao longo texto, trouxemos uma série de dicas que serão úteis no seu dia a dia.

Qual é a importância de um RH ágil e inovador?

Com os avanços tecnológicos, as empresas existem em um cenário de baixa previsibilidade. Para se ter uma ideia, tornou-se comum caracterizar a atualidade com a sigla VUCA, utilizada no meio militar para definir cenários voláteis (volatility), incertos (uncertainty), complexos (complexity) e ambíguos (ambiguity).

Isso significa que ter estruturas internas excessivamente rígidas e conservadoras pode rapidamente distanciar o negócio da realidade. Afinal, os processos previstos para “X” deixam de ser válidos quando as circunstâncias mudam, e o contexto se transforma em “Y”.

Ora, você provavelmente vivenciou essa característica recentemente. Em 2019, ocorreu o fim da implementação do e-Social nas empresas privadas, logo, os profissionais de RH tiveram de se adaptar ao sistema. Ocorre que, já em 2020, o sistema será modificado, separando-se as áreas fiscal e trabalhista. 

Perceba que a capacidade de enfrentar a mudança e adaptar-se ao cenário prevalece sobre um planejamento rigoroso e a tentativas de antecipar o futuro. É por isso que o RH precisa ser ágil e inovador: focar em pessoas e ações, visar a solução de problemas, colaborar com o destinatário e responder às transformações e mudanças.

Como otimizar a gestão de Recursos Humanos?

No tópico anterior, você viu alguns dos princípios ágeis. A questão, agora, é como usar essas diretrizes para gerar mudanças concretas na gestão de Recursos Humanos. Logo abaixo, apontamos seis práticas que podem ser um excelente ponto de partida. Prossiga!

Integre processos

Diferenciação e integração são duas maneiras de criar sistemas em uma empresa. A primeira busca a especialização, como divisão em departamentos, processos e rotinas próprias para cada assunto; já a segunda, a agilidade e compartilhamento de informações.

Uma das formas de conferir velocidade a um setor é reverter diferenciações, especialmente as excessivas. Em vez de ter um time para cuidar da burocracia, outro para recrutar e um terceiro para avaliar, enxugue o organograma e tenha uma única estrutura.

Também é importante contar com um software, para que a integração não seja apenas um gesto simbólico. De nada adianta juntar todos os segmentos em uma sala se cada atividade é realizada em sua própria planilha, sem que as partes do RH conversem.

Faça avaliações de desempenho

Por sua vez, para estar apto a responder às mudanças e focar na resolução de problemas, é preciso acompanhar as demandas existentes em cada momento. Isso passa por avaliações de desempenho que não ocorrem apenas “por fazer”, mas que realmente capturem as necessidades e as variações de necessidade do capital humano.

Além disso, o foco deve ser a melhoria contínua dos avaliados, especialmente por meio de feedbacks. Afinal, os colaboradores também precisam ser mais céleres e adaptáveis no seu dia a dia, com o objetivo de atender às exigências do trabalho na Era da Informação.

Invista em treinamentos

Mais importante, ainda, é não deixar a qualificação profissional ser uma iniciativa exclusiva dos colaboradores. Uma vez identificada a necessidade de competências, é preciso oferecer programas de treinamento e encorajar a participação para aumentar o conjunto de competências da organização.

Também é relevante focar nas soft skills. Muitas vezes, agilidade e inovação requerem mais comportamentos e atitudes do que conhecimento técnico, como criatividade, flexibilidade e adaptatividade, e essas características precisam ser consideradas pela educação corporativa.

Só assim o setor de Recursos Humanos será um componente que favorece o sucesso da estratégia de negócios, ou seja, uma vantagem competitiva. Não basta ter um bom plano sem contar com profissionais capazes de concretizá-lo e de responder às mudanças.

Melhore o recrutamento e seleção

Outra transformação relevante é aprimorar a capacidade de buscar talentos no mercado, sempre que não seja possível desenvolver as competências internamente. A boa notícia é que a área de recrutamento e seleção de pessoas foi um das que mais receberam inovações tecnológicas: portais de vaga, triagem automática de currículos, softwares para aplicar técnicas de seleção etc.

Foque no clima organizacional

O ambiente de trabalho também deve ser uma prioridade de investimento, preservando um clima ameno e motivador. A ideia é depender cada vez menos de hierarquia e imposição, orientando as ações para engajar, dar significado ao trabalho e promover a colaboração.

Nesse processo, definir líderes será fundamental. Diferentemente de quem é apenas chefe, esses profissionais movem as pessoas porque inspiram, encorajam e oferecem uma direção segura, principalmente diante de problemas e imprevistos.

Inclua toda a equipe

A transformação do RH deve ser um projeto coletivo, e não apenas a proposta de um único gestor ou analista. Afinal, é necessário entender quais são os pontos de melhoria e formular propostas de mudança, o que é mais fácil com a contribuição de todos.

Na prática, há diferentes ferramentas para promover essa participação:

  • reuniões para coletar feedback, levantar propostas e criar planos de ação;
  • divisão da equipe em grupos de trabalho, para que cada time elabore projetos;
  • criação de uma força-tarefa com representantes das diversas áreas do RH e, até mesmo, da empresa.

Por que você deve mudar o mindset do setor?

Em seu livro “Gestão de Pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizações”, 3 ed., Idalberto Chiavenato traça um panorama sobre a necessidade de mudança nas empresas:

Em uma época em que todos dispõem da informação em tempo real, são mais bem-sucedidas as organizações capazes de tomar a informação e transformá-la rapidamente em uma oportunidade de novo produto ou serviço, antes que outras o façam.

O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar para o conhecimento. Mais importante do que o dinheiro é o conhecimento, como usá-lo e aplicá-lo de maneira rentável.

Nesse sentido, um RH preso a velhas estruturas e práticas não consegue oferecer vantagens competitivas. Consequentemente, será uma fraqueza para a organização diante de concorrentes adaptados às características do mundo de hoje.

Sendo assim, ao tornar o setor de Recursos Humanos mais ágil e inovador, você liderará um processo relevante para sua empresa, contribuindo para a sobrevivência e o crescimento do negócio.

Gostou do texto? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e faça com que cada vez mais pessoas entendam a importância da agilidade e inovação nas empresas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

16 thoughts on “Recursos humanos: como trazer mais agilidade para o setor?

  1. With havin so much written content do you
    ever run into any problems of plagorism or
    copyright violation? My site has a lot of completely unique content
    I’ve either authored myself or outsourced but it appears a lot of it is
    popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any methods to help prevent content from being stolen? I’d really appreciate it.

    0mniartist asmr

  2. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account
    your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access
    consistently fast. 0mniartist asmr

  3. Good day! I know this is kinda off topic however ,
    I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?

    My site goes over a lot of the same topics as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you might be interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you!
    Superb blog by the way! asmr 0mniartist

  4. I’m really enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for
    me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?

    Superb work!

  5. Hi my family member! I wish to say that this article is amazing, great written and come with almost
    all significant infos. I would like to see extra posts like this .

  6. I’ve been browsing on-line greater than 3 hours today, but I by no means
    discovered any interesting article like yours.
    It is lovely price sufficient for me. Personally, if all webmasters and bloggers made excellent content
    as you did, the net might be a lot more useful than ever before.

  7. Aw, this was a really good post. Finding the time and actual effort to produce a superb article…
    but what can I say… I hesitate a lot and never seem to get nearly anything done.

  8. Excellent pieces. Keep posting such kind of info on your blog.
    Im really impressed by it.
    Hey there, You’ve performed a fantastic job.
    I’ll certainly digg it and individually suggest
    to my friends. I am confident they will be benefited from this web site.

  9. I feel that is among the such a lot important information for me.
    And i’m glad studying your article. However wanna statement on few normal things, The web site taste is great,
    the articles is in point of fact nice : D. Good activity, cheers

  10. I have been surfing online more than three hours today, yet I never
    found any interesting article like yours. It is pretty
    worth enough for me. Personally, if all web
    owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

  11. Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is really informative.

    I’m going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

Deixe um comentário