planejamento de carreira e sucesso profissional planejamento de carreira e sucesso profissional

É hora de fazer seu planejamento de carreira e alcançar o sucesso profissional!

6 minutos para ler

Seu trabalho não é algo que se constrói à parte de quem você costuma ser na vida pessoal. Nele, você pode manifestar seus talentos e potencialidades, construindo uma jornada sólida e sendo reconhecido por isso. No entanto, para alcançar esse patamar, é preciso investir sua energia no seu planejamento de carreira e sucesso profissional.

Definir as ações certas em prol do seu crescimento é algo indispensável para alcançar o sucesso. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo que vai ajudá-lo a identificar o que e quando fazer para garantir o desenvolvimento mais eficaz para a sua carreira. Confira!

O que é o planejamento de carreira?

O planejamento de carreira e sucesso profissional é uma etapa importante da organização dos objetivos e metas dessa jornada. É nele que são estabelecidos os detalhes para construir a evolução e o crescimento almejados, a ascensão entre cargos e empresas diferentes.

Portanto, essa tarefa consiste na definição de metas que sejam alcançáveis, com prazos e estratégias de execução bem definidos. Sua elaboração parte do diagnóstico da situação atual até todas as necessidades que devem ser atendidas para conquistar o objetivo final.

Assim, o planejamento de carreira serve como um mapeamento que deve ser seguido para chegar ao destino proposto.

Por que o planejamento é importante?

É preciso partir da percepção de que um plano é importante porque, sem ele, a sua carreira não tem um objetivo a ser alcançado, um direcionamento. Assim, à medida que as oportunidades vão surgindo, o foco vai sendo desviado, você não tem clareza sobre as habilidades que precisa desenvolver ou o que é necessário para conquistar um cargo diferente, por exemplo.

A verdade é que qualquer sonho de profissão pode ser perfeitamente alcançável, desde que seja feito um planejamento de carreira e sucesso profissional viável, detalhado e a médio e longo prazo. É isso que garantirá que é você quem está no controle do próprio destino — e não à mercê dele.

Dessa forma, qualquer possibilidade desejada pode se ajustar ao seu plano. Com disciplina e comprometimento, o crescimento acontece e os objetivos se cumprem.

Quais são os pilares para um bom desenvolvimento de carreira?

Para desenvolver adequadamente um bom planejamento de carreira e sucesso profissional é preciso pensar em diversos aspectos. Para ajudá-lo nessa missão, separamos os mais importantes entre eles. Confira agora mesmo!

Defina o que você quer alcançar

O primeiro passo para começar a planejar os seus próximos anos na profissão é definir o que você quer. Para isso, precisará investir em autoconhecimento. Busque formas de identificar:

  • o que você gosta de fazer;
  • quais são as suas habilidades naturais;
  • sobre o que você gosta de aprender;
  • como você se vê em 2, 5 e 10 anos;
  • qual foi a sua trajetória profissional até aqui;
  • pelo que você é notado;
  • o que você almeja (dinheiro, reconhecimento etc.).

Essas são apenas algumas dicas de como começar a entender o que realmente pode ser relevante para você. Sempre que optar por aquilo que estiver conectado com a sua essência, será mais prazeroso desenvolver o que lhe falta. Por isso, é importante entender exatamente o que você quer alcançar.

Desenvolva habilidades e capacidades

Você pode adorar determinada carreira, ser muito bom em algumas coisas relacionadas a ela, mas, dificilmente, dominará tudo a seu respeito. Por isso, é importante ter clareza de que sempre haverá aspectos a serem desenvolvidos, aprimorados e aprendidos.

Além de todo o conhecimento técnico e específico da área escolhida, existem fatores comportamentais importantes para o crescimento profissional, tal como comunicação, inteligência emocional, resolução de conflitos e muitos outros. Por isso, é preciso buscar bons treinamentos nesses aspectos.

Identifique o que precisa ser mudado

O que precisa ser ajustado na sua vida, hoje, para que você comece a focar no que verdadeiramente quer para a sua carreira? Muitas pessoas já carregam consigo experiências profissionais e formações que foram se acumulando ao longo dos anos. Algumas delas serão úteis, outras, nem tanto.

Para partir do ponto em que você se encontra em direção daquilo que deseja, o que é necessário? Faça listas! Inclua todos os cursos e treinamentos dos quais você precisará, as pessoas com quem pode estabelecer networking, os contatos que podem impulsionar você e assim por diante.

Crie metas alcançáveis

Depois de identificar tudo o que precisa ser feito, você precisa distribuir tudo isso em um planejamento executável. Acumular uma infinidade de tarefas e querer realizá-las em um curto espaço de tempo é um verdadeiro tiro no pé. Da mesma forma, deixar de definir prazos pode arruinar os seus planos.

O que você fará nesta semana? E na próxima? E depois disso? Estabeleça metas completamente mensuráveis, claras e alcançáveis. Não importa quão grande seja o seu objetivo final, você sempre poderá destrinchá-lo em pequenas metas.

Encontre suas motivações

Não pense que, por ter um plano, você se manterá firme e focado durante todo o tempo. Algumas coisas simplesmente sairão do controle. Nesses momentos, você precisará retomar o seu foco e continuar trabalhando duro na construção dos seus sonhos.

Por isso, é muito importante saber claramente quais são as suas motivações em buscar o planejamento de carreira e sucesso profissional. Por que você quer o que quer? Crie uma imagem mental do momento exato em que consegue alcançar isso e use ela como uma âncora para todas as vezes em que pensar em desistir.

Trabalhe sua autoconfiança

Para enfrentar as eventuais adversidades que virão, também será importante fortalecer a sua autoconfiança. Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas é se certificar de que você está pronto para enfrentar o que for preciso. Como? Se preparando, aprendendo, melhorando suas habilidades, exercitando a sua criatividade e assim por diante.

Coloque-se à prova sempre que possível, construa novas ideias, desafie-se a falar mais em público, seja um mediador de conflitos. Tudo isso ajudará você a se aperfeiçoar e a adquirir cada vez mais confiança em si mesmo.

É válido ressaltar ainda que existem especialistas capacitados para ajudar quem quer fazer um planejamento de carreira e sucesso profissional. Com a ajuda certa, você receberá orientação para evoluir entre esses pilares e alcançar o seu objetivo.

Se está buscando um bom planejamento de carreira e sucesso profissional, considere incluir a Leader RH como sua parceira. Somos uma empresa experiente no desenvolvimento e capacitação de profissionais e contamos com uma equipe altamente qualificada em cursos de diversas áreas. Converse conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário