O que é comunicação assertiva e qual sua importância para líderes?

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Uma boa comunicação é a peça-chave para o bom funcionamento da empresa. Para que essa interlocução ocorra de maneira fluida, é importante saber o que é comunicação assertiva, os seus impactos e, principalmente, como os líderes que possuem essa habilidade conseguem coordenar as equipes com maior eficiência, alcançando excelentes resultados.

Esse diálogo de qualidade deve ocorrer não só entre liderança e equipes, como também entre os diferentes setores e com o público externo.

Quer entender melhor o que é a comunicação assertiva e como ela influencia a liderança? Continue a leitura!

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é capaz de passar todas as informações necessárias de maneira clara e concisa, sem perder o respeito e obtendo o retorno esperado. Quando bem aplicada, abre um canal para o diálogo aberto e transparente.

Esse tipo de comunicação requer franqueza sobre os desejos e necessidades, ao mesmo tempo em que considera os desejos e necessidades do outro, mantendo um equilíbrio entre as partes.

Vale ressaltar que a assertividade não depende da agressividade. Pelo contrário, uma comunicação assertiva preza pela preservação de um bom relacionamento. A firmeza e clareza no diálogo não requerem uma postura mais drástica, mas abrem espaço para que o interlocutor também se manifeste.

Qual a importância dessa prática?

Encontramos em situações corporativas, e, até mesmo, fora da empresa, diversos problemas causados pela falta de comunicação, gerando conflitos de relacionamento e questões mais graves.

A partir do momento em que as mensagens são passadas de maneira clara e positiva, a margem para erros diminui drasticamente, aumentando a eficiência e diminuindo custos.

Quais são os benefícios de mantê-la na empresa?

Praticar a comunicação assertiva pode trazer um cenário totalmente diferente para a organização, com diversos pontos positivos. Conheça os principais.

Transparência

Um diálogo claro traz uma transparência muito maior aos processos e orientações. Os funcionários entendem o que deve ser feito, diminuindo os retrabalhos e contribuindo para um ambiente menos estressante.

Objetividade

Dificilmente, uma pessoa acompanhará o raciocínio do outro. Isso exige o mesmo background de conhecimentos e, até mesmo, uma certa convivência. A melhor maneira de conseguir esse alinhamento é por meio da comunicação assertiva, na qual os tópicos são abordados com clareza e as tarefas realizadas de maneira mais objetiva.

Facilidade para o feedback

A prática da comunicação assertiva abre espaço para que os feedbacks sejam passados com objetividade. Ambos, tanto líder quanto colaborador, saberão o motivo da prática e poderão absorver o melhor dessa conversa, sem ressentimentos ou complicações maiores.

Qual a importância da comunicação assertiva para o líder?

Para a liderança, ter uma comunicação assertiva faz toda a diferença nos resultados alcançados. Por meio desse diálogo firme, claro e, ao mesmo tempo, empático, é possível estabelecer uma conexão mais valiosa com os colaboradores.

A habilidade de relacionamento e a colaboração dentro das equipes está ligada à comunicação assertiva e também se relaciona com a inteligência emocional. Esse diálogo não vale apenas para os funcionários ― ele também pode ser aplicado para o contato com os clientes.

Entender o que é comunicação assertiva pode ajudar você a ser um líder melhor e contribuir com a qualidade dos seus relacionamentos pessoais. Esse tipo de postura adequa-se perfeitamente às demandas do mundo corporativo atual e abre espaço para o crescimento individual e do negócio.

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