o que é assessment o que é assessment

O que é assessment e qual é o impacto para a empresa?

6 minutos para ler

Se você ainda não sabe o que é assessment, está lendo este artigo no momento certo. Isso porque essa ferramenta é altamente estratégica para conhecer o perfil comportamental dos seus colaboradores, líderes e gestores, contribuindo para que a gestão de RH possa traçar ações e tirar o máximo do potencial desses talentos — fator indispensável para a competitividade da empresa no mercado.

Ao longo desta leitura, trazemos para você o que é assessment e qual o impacto dessa ferramenta na empresa. Acompanhe!

O que é assessment e quais os seus principais tipos?

O assessment é uma espécie de relatório que traz avaliações comportamentais de profissionais, visando compreender e apontar novos comportamentos e tendências e ajudando a elevar a performance e potencial desses talentos (e também de candidatos).

Basicamente, ele define se um profissional é capaz de atender às exigências de uma função. Ou seja, é uma maneira de avaliar o colaborador além da verificação curricular, já que leva em consideração as soft skills, que são aspectos mais subjetivos e pessoais.

O RH das empresas, ao aplicar essa ferramenta, permite que o colaborador tenha um autoconhecimento acerca de suas aptidões. Além disso, ela facilita aos gestores fazer o gerenciamento desse conhecimento utilizando técnicas que conduzem a um diagnóstico preciso de cada talento dentro da organização.

Para o funcionário, isso torna possível que ele compreenda quais são as habilidades nas quais ele pode se dedicar para o seu crescimento profissional, além de aumentar a sua visão a respeito de suas competências e também da própria carreira. Veja, a seguir, os tipos de assessment.

Assessment pessoal

É realizado com o objetivo de delimitar características intelectuais do indivíduo, ou seja, indica se um profissional é capaz de executar as tarefas inerentes à determinada função. Da mesma forma, também valida se o profissional está ocupando uma posição certa, alinhada com as suas habilidades e competências.

Assim, ao conhecer melhor o indivíduo, é possível verificar se ele é apto para desempenhar determinada função ou mesmo se ele está sendo subutilizado. Tudo isso aumenta as chances de sucesso do colaborador na empresa e, como consequência, os resultados da organização.

Assessment cultural

Essa ferramenta mensura a capacidade do indivíduo de dar respostas imediatas, avalia a sua motivação e, consequentemente, faz a avaliação de sua capacidade de resposta no longo prazo.

Com isso, os recrutadores podem analisar se a contratação está alinhada com o cargo e os objetivos da empresa. Por outro lado, também leva em consideração se a companhia está alinhada com os objetivos do candidato, sendo esse fator fundamental para manter o colaborador motivado e realizando as suas melhores entregas.

Assessment para desempenho

O assessment para desempenho busca referências que possam revelar a capacidade de produtividade pessoal e setorial. No entanto, o método pode trazer algumas falhas, já que não leva em consideração as diferenças pessoais entre os participantes da avaliação.

Isso porque indivíduos que realizam a mesma atividade podem possuir perfis distintos. Logo, é uma tarefa difícil planejar uma avaliação capaz de revelar a produtividade e que também abranja tais características pessoais.

Coaching assessment

O coaching assessment busca preparar as pessoas para a busca do conhecimento, e tem como objetivo o esclarecimento pessoal, ou seja, a elucidação das questões que levam ao aperfeiçoamento das habilidades e do engajamento aos objetivos empresariais.

Assim, por meio da elucidação do perfil dos candidatos e profissionais já contratados, é possível também treiná-los para elevarem os seus pontos fortes e reduzirem os seus pontos fracos, além de trabalhar as questões técnicas e comportamentais dos talentos.

Quando utilizar o assessment na empresa?

A ferramenta pode ser utilizada para diversas finalidades dentro da empresa, contribuindo para a formação de equipes de alto desempenho. Veja a seguir!

Planejamento de carreira

Por meio do assessment, é possível que o profissional de RH ouça o colaborador e, a partir disso, aplique a metodologia para ajudar os talentos a desenvolverem as habilidades que contribuirão para o alcance de seus objetivos.

Retenção de talentos

A rotatividade de pessoal é uma das grandes preocupações dos profissionais de Recursos Humanos, pois significa um grande prejuízo para a companhia. Assim, aplicar o assessment pode ajudar a colocar o profissional certo no cargo certo, elevando o seu desempenho e o seu grau de motivação.

Além disso, é comum o colaborador se sentir desmotivado quando a empresa não está sendo desafiadora para o seu grau de habilidade profissional. Todas essas questões podem ser identificadas por meio do assessment.

Sucessão

Quando você tem o perfil comportamental e as competências dos seus colaboradores mapeados, fica mais fácil substituir um gerente ou outro cargo de alta gestão rapidamente.

Por exemplo, o seu diretor financeiro pode receber outra proposta e decidir por se desligar da empresa, e, nesse caso, a reposição da vaga não precisa vir necessariamente de fora. Muito pelo contrário: o ideal é que seja dada uma oportunidade de crescimento para colaboradores que já fazem parte da organização.

Contratação de novos colaboradores

Utilizando o método assessment, os recrutadores podem avaliar se o candidato traz consigo o conhecimento, a habilidade e a atitude para exercer as atividades do cargo.

Desenvolvimento de colaboradores

Ouvindo os colaboradores e aplicando o assessment, é possível entender as competências que precisam ser melhoradas, o que ajuda o setor de RH a formatar um plano de treinamento e desenvolvimento de acordo com as necessidades da companhia.

Gestão de resultados

Identificando o que motiva os colaboradores e como eles podem ser mais aproveitados, é possível traçar um plano para aproveitar o máximo potencial de cada talento da organização, o que impacta diretamente nos resultados da companhia.

Como vimos ao longo desta leitura, o assessment é uma metodologia aliada das empresas, à medida que compreende as aspirações e potencialidades dos colaboradores — que, por sua vez, podem compreender melhor quais são as suas aspirações com relação à sua carreira.

Assim, saber o que é assessment engloba conhecer uma série de metodologias utilizadas para elevar o potencial das pessoas dentro das organizações, colocando-as nos cargos certos, identificando suas motivações e muito mais.

Se você gostou deste artigo sobre o que é assessment e qual é seu o impacto na empresa, entre em contato para conhecer mais sobre essa metodologia!

Posts relacionados

Deixe um comentário