cursos de inteligencia emocional cursos de inteligencia emocional

Vale a pena fazer cursos de inteligencia emocional?

4 minutos para ler

O desenvolvimento da inteligência emocional proporciona consciência social, autogestão e mais probabilidade de alcançar objetivos e metas de vida. Você sabia que existem cursos de inteligência emocional? Sabe o que significa esse conceito?

Ele é utilizado para descrever a capacidade de uma pessoa de possuir autoconhecimento, além de reconhecer, controlar e analisar seus próprios sentimentos. Essa inteligência está ligada a fatores essenciais no comportamento que não dependem do intelecto. A inteligência emocional é bastante flexível e pode ser aprendida com a prática.

Neste post, apresentaremos alguns motivos pelos quais uma pessoa deve fazer um curso de inteligência emocional. Confira!

Perceber as emoções de maneira precisa

Os cursos de inteligência emocional incluem habilidades relacionadas à identificação de sentimentos por meio de estímulos, como a expressão facial ou a voz. A pessoa que apresenta essa competência indica a mudança e variação no estado emocional da outra pessoa.

Ter empatia com o próximo

Um indivíduo que se sente realizado e está em frequente crescimento consegue reconhecer os sentimentos dos outros. Fundamentalmente, a empatia é o modo como enxergamos o posicionamento dos outros a respeito de alguma questão.

Dessa forma, é preciso ouvir mais as pessoas com quem se convive, tratando-as respeitosamente e se colocando no lugar delas, a fim de não tomar atitudes impensadas. Um fator decisivo para conquistar os seus objetivos é o respeito ao sentimento dos outros — por isso, nunca julgue sem entender como os outros lidam com suas próprias experiências.

Utilizar os sentimentos para facilitar o pensamento e o raciocínio

Outra razão para fazer um curso de inteligência emocional é o fato de ele ajudá-lo a conseguir usar as suas emoções com o intuito de estimular e facilitar o raciocínio. Isso, na verdade, é o contrário da ideia clássica de que a emoção e a razão não podem coexistir. O fato é que o nosso raciocínio consegue melhorar se valorizarmos a informação emocional em todo o processo.

Compreender as emoções

O curso possibilita conhecer o nome de suas emoções, além de saber identificar, diferenciar e compreender a relação que há entre elas. Também aflora a habilidade de captar mudanças emocionais que nem sempre ficam evidentes. Por mais que algumas situações do dia a dia sejam desgastantes e façam com que a gente perca o controle, é importante respirar fundo e tentar reduzir os níveis de estresse.

É essencial em qualquer negociação de sua carreira ter autoconhecimento e controle de si mesmo, pois isso contribui para transmitir às pessoas uma imagem equilibrada. Uma das maneiras de conseguir trabalhar a ansiedade e o nervosismo é por meio dos cinco sentidos, a fim de ter de volta a calma necessária, como focar na respiração, ouvir músicas, evitar a cafeína à noite etc.

Entenda que cada indivíduo age de maneira diferente com as emoções que sente, logo, por mais que esteja frequentemente sob pressão, é preciso saber controlar.

Por fim, para conseguir ter esses benefícios, é recomendado fazer cursos de inteligência emocional. O seu intuito é ensinar aos participantes como conseguir reconhecer e compreender suas próprias emoções, a fim de que desenvolvam controle e resistência emocional. Além disso, é fundamental desenvolver a capacidade de perceber o estado emocional dos outros, para se conectar melhor e construir relacionamentos mais saudáveis.

Você gostou do nosso post sobre cursos de inteligência emocional? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações em sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe um comentário