como ser respeitado como líder como ser respeitado como líder

Como ser respeitado como líder e gerar engajamento na sua equipe?

3 minutos para ler

Como ser respeitado como líder é uma preocupação válida para todos aqueles que desejam ter um cargo sólido de liderança. Para conquistar a mente e o coração dos subordinados, é preciso estar atento e adquirir uma série de habilidades e competências que não são ensinadas na sala de aula.

A imposição pelo poder já não é mais eficiente no mercado de trabalho atual, e a nova geração de trabalhadores traz consigo necessidades de propósito e cumplicidade não observadas nas gerações anteriores.

Se você quer saber como ser respeitado como líder e gerar engajamento na sua equipe, continue a leitura!

Qual é o papel do líder e como atuar para inspirar e motivar o time?

No mercado de trabalho atual, o líder é um orientador e conselheiro das ações propostas pela empresa, dando as diretrizes para os seus subordinados entregarem os resultados esperados.

Assim, para acompanhar as necessidades das novas gerações de trabalhadores e as exigências do mercado, o perfil da nova liderança passou de um profissional técnico (aquele que sabe executar uma tarefa) para um profissional que, além de garantir as entregas, também é capaz de conduzir a equipe, mediar conflitos, orientar como um educador/facilitador e ser uma referência de inteligência emocional e boa comunicação.

À medida que o líder tem comportamentos adequados, ele passa a guiar pelo exemplo, e isso é o maior motivador para a equipe. Por fim, a constância das suas atitudes gera a confiança necessária para a conquista do engajamento.

O que impede um líder de conquistar sua equipe?

Quando a liderança é prepotente e deseja comandar pelo poder, ela afasta os seus liderados, já que ninguém trabalha duro para quem não gosta. Da mesma forma, cobranças excessivas e sem respaldo e o ato de ignorar as dificuldades da equipe também afastam os colaboradores, promovendo a desmotivação do time e, como consequência, a baixa produtividade da empresa.

Como mudar esse quadro?

Para acompanhar as novas exigências do mercado e estar com o perfil alinhado a uma liderança eficiente, é preciso investir nas soft skills, ou seja, nas habilidades e competências que não estão em nenhuma grade escolar, e, por isso mesmo, muito valorizadas no mercado de trabalho. São elas:

  • empatia;
  • inteligência emocional;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • comunicação eficaz;
  • gestão do tempo;
  • capacidade de influência;
  • facilidade de trabalhar em equipe;
  • criatividade e inovação.

Você pode desenvolver todas essas competências passando por um treinamento de liderança, lendo bons livros sobre o tema, conversando com profissionais mais experientes e, principalmente, mantendo-se aberto para novas ideias. É preciso deixar velhos hábitos e mudar comportamentos para alcançar uma liderança de sucesso — e que realmente vá fazer diferença na vida das pessoas.

Além disso, você pode praticar a liderança colaborativa, delegando responsabilidades para membros da sua equipe. Com isso, conquista o comprometimento de todos, o que é um fator que também ajuda a promover e a incentivar a autonomia desses profissionais.

Como vimos ao longo desta leitura, como ser respeitado como líder e gerar engajamento na sua equipe passa pelo desenvolvimento de habilidades e competências emocionais e também sociais, já que gerenciar pessoas exige saber se relacionar com elas.

Se você gostou deste post, confira também o que é comunicação assertiva.

Posts relacionados

Deixe um comentário