como se destacar no mercado de trabalho como se destacar no mercado de trabalho

Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 4 ações fundamentais para isso

4 minutos para ler

Apesar de uma melhora do mercado de trabalho, o Brasil ainda tem 12,4 milhões de desempregados. O reflexo disso é que as empresas passaram a exigir cada vez mais competências, e conquistar uma vaga em meio a tanta concorrência se torna um verdadeiro desafio. Mas você pode estar se perguntando como se destacar no mercado de trabalho em meio a esse cenário, não é mesmo?

Calma, é possível! Ao longo desta leitura, trazemos 4 dicas de como se destacar no mercado de trabalho. Acompanhe!

1. Faça um currículo que destaque seus resultados na carreira

O nível de escolaridade também subiu bastante no Brasil. Isso significa que você vai precisar demostrar para os seus futuros empregadores quais resultados é capaz de entregar, já que os conhecimentos técnicos tendem a estar muito nivelados.

Para isso, evidencie no seu currículo suas conquistas nos trabalhos anteriores, como conseguiu otimizar uma verba e alcançar bons resultados, por exemplo. Veja outro exemplo prático: “em X meses aumentou o faturamento de tal produto em XX%”.

2. Esteja atualizado sobre as tendências da área

Em mercados cada vez mais globalizados, estar atento a tudo o que acontece no mundo e, principalmente, na sua área de atuação, é fundamental para garantir a sua competitividade frente a concorrência.

Busque se informar em revistas e periódicos da área, troque ideias com a sua rede de contatos e converse com quem já está no mercado. Isso ajuda a se manter atualizado e saber quais são as tendências e desafios que o aguardam quando estiver empregado no cargo que deseja.

3. Crie autoridade como sua marca pessoal

Atualmente, com as redes sociais, canais para postar vídeos e também sites e blogs, você pode produzir conteúdos para gerar credibilidade para a sua marca pessoal.

Além disso, esteja atento às suas redes sociais, já que a maioria dos recrutadores já checa as suas informações nesses canais antes de chamar para uma entrevista. Eles enxergam isso como um meio para coletar informações sobre pontos de vista, interesses, habilidades e competências de seus candidatos.

Como a maioria dos recrutadores usa o LinkedIn para captar talentos, marque uma presença positiva nessa ferramenta. Para isso, tenha uma foto profissional no perfil, faça uma boa descrição das suas habilidades e lembre-se de usar palavras-chaves no campo do “Título”.

4. Trabalhe as suas competências emocionais

Como as competências técnicas (como grau de formação) muito niveladas, você precisa apostar no desenvolvimento de habilidades emocionais, ou seja, aquelas que não são ensinadas na sala de aula.

São habilidades emocionais:

  • ter capacidade de mediar conflitos;
  • saber lidar com pessoas difíceis;
  • ter capacidade de influência;
  • fazer uma boa gestão do tempo;
  • ter empatia;
  • ter uma comunicação eficaz;
  • focar em criatividade e inovação.

As competências emocionais também são essenciais para assumir os cargos de liderança. Por isso, fique atento a elas e aposte no seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal!

Além disso, o autoconhecimento é uma competência fundamental para você lidar com os seus desafios internos. Afinal, quando conhecemos os nossos medos, inseguranças e ansiedades, fica mais fácil gerenciarmos as emoções — e isso é muito valorizado pelas empresas na atualidade, já que essas competências não são ensinadas na escola e, por isso mesmo, são mais difíceis de conquistar.

Como vimos ao longo desta leitura, saber como se destacar no mercado de trabalho é tão essencial quanto possível por meio de algumas ações simples e, principalmente, o investimento no seu desenvolvimento pessoal. Isso porque, antes de ser um bom profissional, as empresas já entendem que o indivíduo tem quer ser uma boa pessoa, consciente de suas emoções e capaz de assumir o controle das suas atitudes em todas as áreas da vida.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário