como fazer networking como fazer networking

Aprenda como fazer networking e ampliar sua rede de contatos

6 minutos para ler

O mundo muda, a tecnologia evoluiu, mas nada substitui uma boa rede de relacionamentos para conquistar relevantes posições no mercado de trabalho. Por isso, como fazer networking deve ser algo que todo profissional que almeja uma ascensão profissional deve procurar saber.

Contatos influentes são capazes de apresentá-lo para pessoas estratégicas, ou seja, aquelas com as quais você pode fazer negócios e também oferecer seus serviços, gerando mais oportunidades para você e a sua carreira.

Mas não é só isso que o networking representa. Trata-se de uma comunidade, onde a troca de conhecimento e diálogo deve ser constante. Dessa forma, é possível manter-se uma pessoa produtiva e também contribuir com todos os participantes da sua rede de relacionamento.

Ao longo desta leitura, trazemos para você dicas imperdíveis de como fazer networking e ampliar a sua rede de contatos. Acompanhe!

Por que é importante fazer networking?

Fortalecer a sua rede de contatos significa estar aberto a desenvolver relações profissionais em variados ambientes — e usar essas relações com alguma finalidade.

Manter bons relacionamentos também é importante para fechar negociações, além de aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho. Mas para isso é importante manter uma constante e se esforçar para sempre estar em contato com pessoas-chave. Procurá-las somente quando precisa de um favor ou indicação não é tão efetivo como manter um relacionamento constante e duradouro.

Por isso, o quanto antes você despertar para essa realidade, mais perto estará de construir uma carreira sólida, favorecendo suas experiências e conhecimentos. Além disso, é preciso ter em mente que um bom relacionamento é importante em todos os âmbitos da vida.

Como começar a fazer networking?

Separamos para você dicas valiosas para começar o seu networking. Veja só!

Comece a perder a timidez

Para fazer networking, você vai precisar abordar pessoas, expor o seu ponto de vista, dialogar, argumentar e defender ideias. Tudo isso faz parte do seu relacionamento interpessoal, e é importante desenvolver essas habilidades, se quer realmente fazer uma boa rede de contatos.

Comece trabalhando o seu repertório. Leia muito, veja telejornais, filmes e séries — isso ajuda nas abordagens — além, é claro, de estar atento a tudo o que diz respeito à sua área de atuação.

Use as redes sociais

Você pode conseguir visibilidade (e autoridade!) usando as suas redes sociais. Para isso, poste novidades da sua área, escreva sobre novas ideias e crie fóruns de discussão. O LinkedIn é uma ótima rede social para você fomentar os seus relacionamentos e mostrar a sua autoridade com relação à sua formação ou área de atuação.

Nunca fale mal dos seus concorrentes e das empresas para as quais já trabalhou

Vivemos em uma comunidade globalizada. O seu concorrente de hoje pode ser o seu parceiro de amanhã, você ainda pode precisar da sua antiga empresa para referências ou, até mesmo, mesmo podem surgir oportunidades para continuar prestando serviços para ela. Portanto, nunca fale mal de ninguém. Aliás, esse é um tipo de atitude negativa que afasta boas pessoas e, consequentemente, bons relacionamentos!

Interaja fora do ambiente de trabalho

Quando você tira as pessoas do ambiente de trabalho, fortalece os laços com ela além dos interesses de negócios, e isso é bom para ambos!

Além de promover encontros fora do trabalho, também esteja pronto para aceitá-los quando eles vierem. Assim, você mantém relacionamentos sadios e ainda evita ser conhecido como uma pessoa que só aparece quando precisa de ajuda.

Participe de eventos

Procure frequentar eventos e palestras da sua área e de outras que se relacionam. Esses ambientes são ideais para a troca de cartões e para você fortalecer laços com pessoas estratégicas.

Inicie uma conversa

Para ter resultados diferentes, você vai precisar agir diferente — e conversar com pessoas fora do seu círculo de amizade pode ser um desafio no início. Mas se estiver preparado e com a timidez “sob controle”, vai ser mais fácil iniciar uma conversa. Lembre-se de estar atualizado, pois isso vai ajudá-lo nas suas abordagens, além de contribuir para que você seja uma pessoa com um maior repertório.

Crie conteúdo

A criação de conteúdo é ideal para você gerar autoridade e criar uma audiência. Para isso, é possível apostar na criação de um blog ou mesmo usar as ferramentas de redes sociais como o Facebook e o LinkedIn para expor as suas ideais e trazer temas relevantes à sua rede de contatos.

Gravar vídeos para o YouTube também é uma opção, e você pode até faturar com isso, dependendo do número de seguidores que conquistar. Dessa forma, você se torna referência no seu segmento de atuação, e quando alguém precisar de serviços na sua área, a probabilidade de lembrar de você e de seus serviços é bem maior!

Tenha um parceiro

Ter um parceiro vai ajudar você a completar lacunas na sua formação e, até mesmo, na sua personalidade, potencializando as suas chances de encontrar e se conectar com pessoas que possam fortalecer a sua rede de relacionamentos. Além disso, esse apoio pode ajudá-lo a ser apresentado para outras pessoas.

Mantenha sempre contato

Para que o networking seja efetivo, é preciso manter contato constante com a sua comunidade. Para isso, convide para cafés, promova encontros, ou interaja com frequência nas redes sociais. Isso ajuda você a ser sempre lembrado, evitando também o distanciamento, que pode comprometer a efetividade das relações.

Saiba falar sobre si mesmo

O autoconhecimento é um fator preponderante para que você possa se comunicar bem e garantir um bom relacionamento interpessoal, fundamental para consegui um bom netwoking.

Por isso, procure entender as suas emoções, a gerenciá-las e também compreender quais são os seus limites e potencialidades. O autoconhecimento vai ajudá-lo a melhorar as suas habilidades interpessoais e de comunicação.

Como um serviço de coaching pode ajudar?

Para muitas pessoas, desenvolver a capacidade de comunicação e, até mesmo, experimentar o autoconhecimento é algo difícil de ser feito sozinho. Se esse é o seu caso, você pode contar com a ajuda dos serviços da Leader RH. Temos cursos em diversas áreas para a promoção do desenvolvimento pessoal, profissional e de carreira. Nossos profissionais são altamente capacitados para levar você ao estágio desejado, utilizando, para isso, um método estruturado e já testado em milhares de alunos.

Se gostou deste posto sobre como fazer networking e ampliar sua rede de contatos, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário