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Como destacar seu perfil no LinkedIn e torná-lo campeão?

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Como destacar o seu perfil no LinkedIn deve ser a preocupação de todo profissional que deseja se diferenciar no mercado e gerar autoridade frente aos recrutadores.

Essa rede social é a terceira maior base de usuários do mundo, com 29 milhões de cadastrados no Brasil, conforme revelou a pesquisa publicada pela McKinsey & Company.

Assim, se você busca uma posição de destaque ou quer voltar para o mercado de trabalho, destacar seu perfil no LinkedIn, com certeza, vai elevar as suas chances de ser encontrado pelos recrutadores, além de colocá-lo em evidência na sua rede de contatos.

Ao longo desta leitura, trazemos para você dicas de como destacar o seu perfil no LinkedIn. Acompanhe!

Fique atento à foto do perfil

Muitas pessoas colocam a foto de perfil do LinkedIn em momentos muito descontraídos, o que não passa a credibilidade necessária para chamar a atenção dos recrutadores e de pessoas que possam indicá-las a uma nova posição.

Nesse cenário, fotos na praia e em outros momentos de lazer devem ser descartadas. O ideal é se apresentar de maneira mais formal, com a roupa de trabalho (no caso de uso de uniforme, tape a logo da empresa), em um fundo neutro.

Claro que você pode (e deve) sorrir, mas faça isso de forma discreta e com bom senso. Aliás, o bom senso deve ser usado sempre quando o assunto é uma recolocação profissional ou promoção.

Destaque suas experiências e competências relevantes

No campo de descrição do cargo, você tem a oportunidade de destacar as suas conquistas e competências — no seu emprego atual ou nos anteriores. Além de descrever as atividades de cunho técnico, tente mostrar quais foram as suas contribuições para as empresas onde você já trabalhou, como “em 10 meses de trabalho, elevou o faturamento do produto Y em X%”.

Aqui você também pode fazer um link do seu perfil para as páginas dessas empresas para as quais já trabalhou ou trabalha. A vantagem é que passará a constar na página oficial da organização.

Associe-se às empresas para que trabalha ou já trabalhou

Quando digitar o nome do empregador, vai aparecer uma lista de organizações, e você deve escolher aquela em que trabalha ou fez parte. Caso a empresa não tenha uma página, não tem como colocar a sua logomarca.

Acrescente projetos às suas experiências profissionais

É relevante que você adicione arquivos, links, apresentações e notícias que saíram na mídia à sua experiência profissional. Outros materiais que possam representar as suas realizações e contribuições em cada organização que trabalhou também são válidos, principalmente para aqueles profissionais que precisam criar um portfólio de trabalho, como consultores, jornalistas e engenheiros.

Personalize sua URL

No momento da criação do seu perfil no LinkedIn, é gerada, de forma automática, uma URL extensa, com muitos números e letras aleatórios. Para personalizá-la, clique sobre o ícone ao lado dela e escreva o seu nome completo ou como gostaria de ser chamado.

Preencha corretamente o campo “título”

Esse campo serve para descrever o que você faz e quais são as suas principais competências. Muita atenção na hora de preenchê-lo, pois é por meio dele que os mecanismos de busca do LinkedIn localizam você quando um recrutador faz uma pesquisa. É possível colocar várias competências e especialidades, separando-as por vírgula ou barras.

Além dessas dicas, também é importante manter uma interação com a sua rede de contatos, compartilhando conteúdos relevantes e, até mesmo, produzindo artigos da sua área de interesse e carreira.

A ferramenta também disponibiliza um espaço para blog, que pode ser usado para aumentar a sua autoridade em assuntos pertinentes à sua profissão.

Como vimos, destacar seu perfil no LinkedIn é possível por meio de medidas simples, como atentar-se para uma foto adequada, um bom descritivo das suas experiências e os títulos.

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