avaliação de perfil comportamental avaliação de perfil comportamental

Você sabe como é feita a avaliação de perfil comportamental?

6 minutos para ler

O perfil comportamental de um indivíduo é o que indica o seu padrão e tendência de comportamento, seja em posição de liderança ou não. A sua definição ajuda a entender como cada pessoa reage quando está exposta e determinados estímulos. Esse mapeamento é feito por meio da avaliação de perfil comportamental.

Nele, é avaliada uma quantidade enorme de aspectos que vão ajudar os profissionais de RH a decodificar as particularidades de cada pessoa. Essa é uma ferramenta bastante útil em processos como o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Então, fique atento e boa leitura!

O que é a avaliação de perfil comportamental?

Diferentemente dos testes de personalidade, a avaliação de perfil comportamental é uma ferramenta que foca na análise do comportamento de cada indivíduo. Seu objetivo é a compreensão acerca da parte prática da personalidade, ou seja, daquilo que cada pessoa faz com a personalidade que tem.

Em linhas gerais, ela serve para antecipar que tipo de atitudes um indivíduo tende a tomar em situações de estresse, conflito, desafio ou motivação, por exemplo. Sua finalidade é ajudar a gerenciar a energia dessas ações de uma maneira mais inteligente e proveitosa para o ambiente de trabalho.

Os perfis dominantes são conhecidos como:

  • executor: bastante dominante, com tendência ao autoritarismo, tem facilidade com desafios e adversidades e é muito competitivo e corajoso;
  • comunicador: carismático, com grande poder de convencimento, tem facilidade nos relacionamentos e é uma pessoa entusiasmada e muito otimista;
  • planejador: estável, gosta de correr poucos riscos, possui pouca capacidade de improviso, é ótimo com rotinas e processos definidos e adora cooperar;
  • analista: geralmente bastante detalhista, atenta aos detalhes, extremamente organizado e responsável.

Cada um desses perfis possui, além de potencialidades, alguns bloqueios e medos específicos. Por isso é tão relevante conhecer e entender como lidar com cada um deles para otimizar o seu desempenho e fazer com que todos contribuam para a performance do grupo.

Com uma ferramenta bastante completa, é possível identificar e mapear qual é o perfil dominante de cada pessoa, seu estilo de liderança, seus talentos naturais, as competências mais fortes e outros dados. Vale lembrar que, apesar disso, um profissional pode sofrer a influência de outros perfis, alterando a forma como ele age no dia a dia.

Por ser tão completa e meticulosa, a análise permite conhecer melhor os colaboradores e, até mesmo, os candidatos em fase seletiva, compreendendo se o seu perfil é (ou não) adequado ao cargo e à empresa.

Por que ela é importante?

Essa avaliação é muito importante para entender as particularidades de cada profissional e ajudar no desenvolvimento de competências e mudanças de hábitos que podem impactar a organização de forma positiva. Como você viu, ela ajuda tanto na seleção de candidatos quanto em outros processos, como treinamento, desenvolvimento, análise de desempenho, pesquisa de clima e assim por diante.

No processo de seleção de candidatos, a assertividade que se consegue alcançar com a avaliação de perfil comportamental é muito grande. Antes mesmo de contratar um candidato, é possível saber como ele, provavelmente, reagirá atuando na rotina da empresa, com o clima organizacional existente, se ele se encaixa ao restante do grupo e se está alinhado à cultura do negócio.

Um fator relevante sobre a avaliação de perfil comportamental é que a sua aplicação pode ser feita com um grande número de funcionários, permitindo um mapeamento de todos os colaboradores ou candidatos da empresa. Isso significa que os resultados podem ser utilizados, inclusive, como método de triagem.

Outro aspecto de extrema relevância é a possibilidade de construir um mapeamento de desenvolvimento pautado nas necessidades de cada colaborador. Conhecendo as forças e fraquezas dos profissionais, fica mais fácil entender o que deve ser treinado prioritariamente, se ele precisa se relacionar melhor, ser mais proativo, melhorar a sua comunicação ou se abrir para o trabalho em equipe, por exemplo.

Dessa forma, trabalhar com diferentes perfis não se torna exatamente um problema, mas uma oportunidade de compor uma equipe complementar e engajada, que trabalha em harmonia, apesar das discrepâncias.

Além da experiência e do conhecimento profissional, o perfil comportamental também é um fator decisivo para buscar substitutos para cargos específicos, especialmente para a sucessão de posições de liderança. Afinal, arriscar uma contratação ou uma promoção sem avaliar as características de comportamento de um indivíduo pode significar um grande risco.

Como é feito o processo de avaliação?

Há algum tempo, os testes e avaliações de perfil comportamental eram aplicados exclusivamente de maneira física, por meio de questionários impressos. Assim as informações eram coletadas, analisadas e transcritas para um relatório. No entanto, esse é um procedimento um tanto trabalhoso e pouco ágil.

Por meio da tecnologia e softwares de apoio especializados nesse tipo de atividade, tanto a coleta quanto o cruzamento das respostas podem ser feitos de maneira automatizada, conferindo rapidez e precisão às etapas. Além disso, algumas ferramentas ainda cruzam o resultado dos testes com as competências ideais que devem ser desenvolvidas no futuro, criando um verdadeiro mapeamento do que precisa ser realizado.

Para garantir a qualidade e a efetividade da avaliação, é importante que uma equipe de RH qualificada acompanhe todas as fases. São esses profissionais que farão a interpretação dos resultados e transmitirão as orientações.

Ainda são aplicadas outras ferramentas — como o assessment de habilidades, que ajuda criar um planejamento alinhado para as principais necessidades de cada colaborador. Ela contribui para a identificação dos pontos fortes e fracos de cada um, permitindo sugestões de melhorias.

Valorizar e integrar as diferentes características e perfis comportamentais é o que faz da empresa um ambiente acolhedor e completo no dia a dia. Cada perfil possui suas particularidades e vantagens únicas, por isso, articular uma equipe que se complemente em potenciais e necessidades é muito benéfico para a produtividade do time.

A avaliação de perfil comportamental é um teste que deve ser feito exclusivamente por pessoas capacitadas na metodologia. Por isso, a Leader RH pode ajudar você e a sua empresa a diagnosticarem os diferentes padrões comportamentais da sua equipe. Converse conosco e entenda como funciona!

Posts relacionados

Deixe um comentário