Descubra agora mesmo como aumentar a capacidade de influência

4 minutos para ler

No mundo de hoje, o desenvolvimento de carreira exige a preocupação com competências comportamentais. E um dos pontos mais destacados é como aumentar capacidade de influência — que está ligado diretamente às habilidades de liderança e à aceleração do crescimento profissional.

O tema, no entanto, ainda gera alguma resistência, uma vez que, frequentemente, o poder é associado a sentimentos negativos, como imposição ou ameaça. Contudo, também é possível influenciar com credibilidade, conhecimento e relacionamentos interpessoais, gerando resultados em benefício de todos. Você já parou para pensar nisso?

Quer saber como desenvolver essa capacidade e melhorar suas competências? Continue a leitura deste conteúdo para entender o que é influência e como desenvolvê-la no dia a dia!

O que é capacidade de influência e qual é a sua importância no ambiente de trabalho?

No best Seller “Manual do CEO: um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI”, Josh Kaufman descreve o poder como um elemento básico das relações humanas, que pode ser exercido de duas formas:

  • influência: encorajar a fazer;
  • compulsão: forçar a fazer.

Os conceitos são tão importantes que até diferenciam chefes e líderes. Enquanto os primeiros se baseiam no controle sobre prejuízos e benefícios, os segundos inspiram, dão significado às tarefas e motivam o time.

A influência, nesse sentido, encontra menos resistência e facilita a cooperação necessária para alcançar metas coletivas. Além disso, as relações desenvolvidas serão mais duradouras.

Também é possível ver o papel da influência nas relações entre colegas. Dificilmente, um profissional estará em posição de não depender de ninguém para concluir suas tarefas, e o resultado individual é potencializado por meio de interações positivas no trabalho.

Vale ressaltar, ainda, os ganhos para o clima organizacional. A diferença entre forçar e encorajar se reflete no sentimento dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, que pode ser um local tóxico ou agradável, a depender do fator preponderante.

Como aumentar capacidade de influência?

A influência é construída a partir de pilares de fidelidade, confiança e reciprocidade. Logo, é preciso desenvolver não apenas um discurso, mas uma imagem capaz de transmitir esses sentimentos ligados à ideia de segurança.

Desenvolva credibilidade

Paute sua atuação pela transparência e integridade e cumpra os acordos firmados. A palavra “crédito” está ligada a essa certeza de que a pessoa cumprirá promessas, deveres éticos e obrigações.

Demonstre conhecimento

Permita que os outros saibam que você tem o controle de situações, problemas e tarefas. Para isso, aposte em compartilhar conhecimento e, principalmente, procure superar as expectativas ao ajudar um colega ou atender à solicitação de um superior.

Melhore a relação interpessoal

Gere mais valor nas interações com os demais. Isso passa por entender as motivações e interesses para fixar acordos mutuamente benéficos, bem como por mapear o perfil de cada pessoa para definir a melhor abordagem.

Desenvolva as habilidades de liderança

Busque livros, cursos, treinamentos, palestras e outros meios de formação que permitam identificar e desenvolver o seu perfil de liderança — que está tão ligada à influência, que é mais fácil melhorar esses aspectos em conjunto.

Mantenha uma boa postura

Cuide, por fim, de transmitir confiança e credibilidade na linguagem corporal. Além de vigiar a postura para não parecer curvado, não deixe de buscar auxílio médico, caso você tenha alguma dificuldade em demonstrar segurança.

Quais são os benefícios?

A colaboração se tornou um ponto ainda mais fundamental com a transformação digital, porque a informação é um dos principais insumos do trabalho. Assim, a influência, enquanto meio para promover a integração, é um componente determinante para o crescimento profissional.

Isso vale tanto para quem deseja uma posição de liderança como para quem busca outras alternativas, como ser um especialista. Por vivermos a chamada Era da Informação, dificilmente, encontraremos uma posição de destaque que não dependa de boas relações interpessoais.

Sendo assim, aumentar capacidade de influência é um fator que pode contribuir com benefícios importantes, como sucesso na área de atuação, reconhecimento e remuneração mais elevados.

Então, o que achou do tema? Você considera que a influência é um fator determinante no seu dia a dia? Deixe um comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário